Inteligência de Mercado Aplicada a Social Media



A palestra do Alfredo Passos da ESPM no Expon, sobre Inteligência de mercado aplicada a social media clareou várias questões para quem estuda sobre o assunto. Ele nos diz que antes de uma empresa pensar no que vai fazer, ela tem que trabalhar as estratégias que irão utilizar nas redes sociais.
Quando se pergunta: por que inteligência? As respostas são muitas perguntas e poucas respostas, pois hoje tudo está englobado nas competições, concorrência, mudanças dos clientes e consumidores, etc.
Ele apontou os panoramas que estão na mídia o tempo todo.
O panorama internacional, por exemplo:
Países árabes como Grécia, Portugal, Itália, USA, Chile (parceiros ou concorrentes?).
O panorama nacional:
- Na política (casa civil)
- Economia (inflação)infra estrutura,saúde,educação,agronegócio
O IC (inteligência competitiva) é um componente crucial e emergente na economia do conhecimento. Ao analisar os passos de seus concorrentes, as empresas conseguirão antecipar futuras direções e tendências do mercado, ao invés de só produzirem para o momento atual.
A Inteligência de Mercado é conseguir coletar, tratar, analisar e apresentar informações sobre os concorrentes, clientes consumidores e tendências de mercado. Quando a empresa decide entrar nas redes sociais ela precisa fazer uma análise do que vai ser importante pra empresa na rede social. Não existe necessidade de a empresa entrar em todas as ferramentas utilizadas nas mídias digitais se em algumas ela não vai conseguir nenhum feedback.
O processo de uma empresa tem que ser o futuro. Ela tem que levar para o ambiente interno o que está acontecendo no ambiente externo. As novas tecnologias, onde elas podem ajudar e onde a empresa poderá desenvolver seus negócios. Por isso, na sociedade em que vivemos, não existe mais lugar para empresas que privam seus funcionários de estarem conectados as redes sociais. É praticamente perder dinheiro e limitar o capital intelectual

twitters:
@apassoskmc - Alfredo Passos
@DOGSCAMPSummit - Expon

Comentários

  1. Olá Ana, tudo bem?

    Achei muito legal seu blog...e o seu post também.

    Parabéns!

    Beijos Cris

    ResponderExcluir

Postar um comentário