Como se desviar do que você não gosta no universo online



Na fase atual da sociedade da informação, com novas tecnologias sendo geradas o tempo todo e as intereações acontecendo de forma cada vez mais rápida, temos que levar em consideração algumas situações:
Precisamos perceber e entender, que antes que das interações no mundo online acontecerem ela aconteceu no mundo offline. A mesma coisa pode acontecer ao contrário, quando algo acontece no online (na internet) e é discutido no offline (pessoalmente). O que deve ser percebido é que na maioria das vezes as idéias são geradas no mundo offline para então, serem produzidas para a internet.
Quando leio ou escuto a expressão: “a orkutização do facebook” eu me questiono se o facebook está se tornando mais brasileiro, já que o Orkut é brasileiro ou se ele está apenas se tornando popular como é normal de qualquer rede, e por isso está propicio a ter bizarrices.
Por isso, antes de você começar a reclamar do que os seus amigos do mundo online colocam em suas páginas da internet e de como isso o incomoda, seria interessante conhecer algumas configurações que são de grande auxílio para que não se tenha um stress desnecessário.
Com foco no facebook, existem algumas configurações de privacidade que faz com que você não tenha que olhar fotos, status, curtições dos seus amigos sem que eles tenham a menor noção de que você fez algo do tipo. Dessa forma, você vai poder compartilhar e visualizar somente o que lhe interessa, de pessoas que importam.
Como exemplo, você pode ir ao item recurso de listas do Facebook e criar um grupo só para os amigos que tem mais contato. Mas, o que já existe há algum tempo e pouca gente sabe utilizar, são as assinaturas. Entrando no perfil de algum amigo seu do facebook e clicando em assinatura, você pode clicar nas opções e dizer se você quer receber atualizações de fotos, curtições, eventos, comentários... Se você não quiser receber nenhuma notificação dele, é só clicar nas opções e desmarcar. O seu amigo nunca saberá e você vai está filtrando somente o que lhe interessa na rede social.
O importante é que cada um tenha a liberdade de se expressar nas redes sociais. Elas foram feitas para isso. E por existir essa liberdade é que é importante que os usuários das redes saibam utilizar essas ferramentas para filtrar o que é do seu interesse sem prejudicar o seu mundo offline.

Comentários