Estudo: seus amigos do Facebook influenciam o modo como você se sente




Um amigo meu no facebook escreve: “um cachorro pode ser o melhor amigo até mesmo no final de semana”. Com o texto vejo um link para uma imagem de um filhote de cachorro incrivelmente adorável. De repente, o meu dia está muito melhor. Acabei de pegar um humor no Facebook?
Um novo estudo realizado por cientistas de dados do Facebook mostra que os usuários podem espalhar emoções para seus amigos através de mensagens, posts e atualizações de status. Ele sugere que o contágio emocional acontece com bastante freqüência na maior rede social do mundo.  O chefe do Facebook Scientist Dados Adam Kramer apresentou estas descobertas na Sociedade de Psicologia da Personalidade e Social em 27 de janeiro de 2012.
"É hora de repensar como funciona o contágio emocional, uma vez que sinais vocais e imitação não são necessários", disse Kramer.
Para testar esse efeito, Kramer usou um programa que identifica palavras que implicam emoções positivas e negativas em atualizações de status do Facebook. Kramer acompanhou a atualização de status de um milhão de usuários da língua Inglesa ao longo de um período de três dias em 2010. Cada usuário do Facebook que ele estudou tinha em média 150 amigos, o que significa que este estudo incluiu cerca de 150 milhões de pessoas. As atualizações de status que Kramer estudou não tinham especificidade, o que significa que não foram dirigidas a uma pessoa específica.
Ele descobriu que as atualizações dos usuários tinham mais palavras positivas que negativas. As atualizações dos amigos dos usuários que estavam sendo observados no estudo tiveram em média 7 por cento de palavras mais positivas e 1 por cento menos de palavras negativas. Os resultados inversos foram semelhantes para palavras negativas postadas em uma atualização de status. Os resultados foram o mesmo, independentemente de quando foi postado durante a semana.
Será que os amigos viram as atualizações dos usuários três dias antes? Ou eles apenas aleatoriamente viram qualquer coisa no feed de notícias? Kramer disse que não havia nenhuma maneira de saber. Mas uma coisa é certa:
“Os usuários do facebook demonstram suas emoções através do mundo de emoções dos seus amigos”, disse Kramer. Via: readwriteweb

Comentários